Pescadores são surpreendidos na região do Parque Nacional Ilha Grande

Polícia Ambiental em Mundo Novo apreendeu barco, 60 redes, medindo 900 metros, espinheis e anzóis de galho nos rios Paraná e Iguatemi

Da Redação


Equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) em Mundo Novo realizam fiscalização desde o dia (1º) nos rios Paraná e Iguatemi, nos municípios de Mundo Novo, Japorã e Eldorado, na “Operação Big Fish I/21”, braço da “Operação Semana Santa” e apreenderam, até as 13h de ontem (3), 900 metros de redes de pesca, além de espinheis e anzóis de galho (petrechos proibidos).

A maior quantidade do material foi apreendida em uma lagoa denominada Saraiva, local de pesca proibida, considerado como refúgio biológico do Parque Nacional Ilha Grande, quando uma equipe surpreendeu cinco pescadores, que ao avistarem os policiais empreenderam fuga, abandonando uma embarcação de madeira e 45 redes de pesca, medindo 700 metros. Os infratores foram perseguidos, porém, nenhum foi localizado. O barco e as redes, a maioria delas armada na lagoa, foram apreendidas. Aproximadamente 10 quilos de peixes que estavam presos aos petrechos foram soltos.

As equipes ainda retiraram dos rios Paraná e Iguatemi mais 15 redes de pesca, medindo 200 metros, 40 anzóis de galho e três cordas de espinheis, medindo 150 metros, cada uma com 25 anzóis (petrechos proibidos). Os infratores que armaram os petrechos ilegais não foram localizados e nem identificados. Este tipo de fiscalização é fundamental. A retirada desta quantidade de petrechos ilegais dos rios impede a degradação dos cardumes.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!